10.2.10

37 ANOS. 1º GP BRASIL OFICIAL de F1–11/02/73



37 ANOS PASSADOS
Após a realização do GP extra oficial de 1.972, em 11 de fevereiro de 1.973, o Brasil
passou a integrar o calendário oficial da Fórmula 1.
Pilotos e chefes de equipe elogiavam o Circuito de Interlagos, e o público, estimado em mais de 100.000 pessoas compareceu de todos lugares do Brasil, acampando e passando dias no autódromo.


IMPRENSA
A Revista Veja nas edições de fevereiro, e a cobertura do GP.


A ESTRUTURA


OS PILOTOS
Ao lado dos estrangeiros, José Carlos Pace, Émerson e Wilsinho Fittipaldi
e Luizinho Pereira Bueno, alinhavam pela 2ª vez em Interlagos.

Émerson, Pace e Wilsinho contratados,
Luizinho competindo com um carro alugado por U$$ 50 mil...


BASTIDORES


CHEFES de EQUIPE "MECÂNICOS"


A FESTA


ADMIRADORES do AUTOMOBILISMO



DIAS no AUTÓDROMO


DEPOIMENTOS de ÉMERSON e MASSA
Émerson Fittipaldi em 1.973, já Campeão Mundial, e tendo vencido o 1º GP Brasil de Fórmula 1 sobre o Circuito de Interlagos Antigo, e de Felipe Massa em 2.010
ao Jornalista da Folha de São Paulo, Fábio Seixas no “Pit Stpo #133” em seu site na Internet. Para ver a íntegra do programa Clique Aqui .


TEXTO de FRANCISCO LAMEIRÃO e LUIZINHO PEREIRA BUENO
O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do piloto brasileiro, notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.
Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.
Como diz o grande ex-piloto Bird Clemente, "piloto brasileiro hoje é uma grife".

2 comentários:

claudio heliano disse...

Ótimo reportagem!
É sempre bom relembrar fatos que marcaram a história do automobilismo, principalmente, a f-1. Que na década de 70 era mais acessível ao público em termos de acesso aos pilotos e equipes.
No Brasil era o ínicio de tudo e tendo Emerson brasileiro sendo campeão em 72, nada mais que justo de trazer uma prova ao país do atual campeão do mundo.
A investida deu certo e temos até hoje o sucesso de público presente nas arquibancadas e nas telinhas da tv.
Foi uma pena o projeto da Fittipaldi Copersucar não ter dado certo como vitórias e títulos mas valeu como criatividade e garra para vencer as dificuldades na época, onde o futebol é visto como principal esporte do país.
Que tal dá uma passadinha em meu blog www.claudiof1.blogspot.com
Valeu!

Jean Corauci disse...

ola parabéns pelo blog entra no meu tb www.gpexpert.com.br quem sabe não fazemos uma troca de banner ou algo parecido