16.3.09

1.958


REFORMA
Desde a grande reforma de Interlagos terminada no final de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina, em que a pista foi literalmente mutilada, a comunidade automobilística não pára de lamentar a decisão.
O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do piloto brasileiro, notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.
Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.

Como diz o grande ex-piloto Bird Clemente, "piloto brasileiro hoje é uma grife".

15 comentários:

Rodrigo Mattar disse...

Boa tarde. Contem comigo. O blog de vocês já tem link no meu!
Abraços, Rodrigo Mattar
http://colunas.sportv.com.br/amilporhora

vitão disse...

boa iniciativa. Toda a força ao Chiquinho e todos os envolvidos.

Renato Giordano disse...

Ótima iniciativa, chega de shows de bandas, missas, CUT e outros cultos...
Também coloquei um link no meu Blog...
Abraço Renato Giordano
http://corcel14.blogspot.com

Rocky disse...

Contem comigo também.

Recomendaria que fosse usado um sistema on-line de petições como este: http://www.thepetitionsite.com

Assim facilita na obtenção de assinaturas.

Estamos divulgando a campanha no http://muitapimenta.com

A. ROQUE disse...

Estamos fazendo a nossa parte também.

Divulgando no nosso blog: www.blogdaggoo.blogspot.com

E também durante as principais corridas realizadas em Interlagos.

Abraços,

A. ROQUE

charlesnisz disse...

Sou apoiador e fiz um post em:
http://charlesnisz.wordpress.com/2009/03/18/nao-deixe-tudo-acabar/

Carlos disse...

Amigos.
É de grande e relevante importância o trabalho que vocês estão pretendendo.
Acredito que com uma grande mobilização será possível sensibilizar a quem de direito.
No entanto será de fundamental importância que usem a internet e não só listas impressas com relações de amigos e entusiastas pela idéia.
Aceitem também que se registre os dados pelo blog.
Acredito que seria maior a receptividade e mais rápida em termos de resposta.
Contem comigo naquilo que puder ajudar.
C. Proença
crrpro@gmail.com

Anônimo disse...

dificil postar como anonimo............

Anônimo disse...

parabens pela iniciativa.
importante divulgar endereço de email para contato.
sucesso!!!!!!
abraço do emerson, santos sp

antonio seabra disse...

Amigos,
Todos somos a favor da recuperação e preservação do traçado antigo, verdadeiro molde de campeões.
Pra ilustrar adiciono um comentário lido numa coluna do Nigel Roebuck (que por sinal, detesta declaradamente as corridas no Brasil, não sei bem porque. E detesta SP e RIO como cidades.): ele disse que foi convidado pelo Mario Anfretti que ainda não tinha andado na pista de Interlagos (o velho traçado) , para dar umas voltas com ele, num Passat da epoca. Depois de 3 ou 4 voltas, no maior pau, o velho campeão disse entre dentes: "what a fucking bloody fantastic circuit", o que numa tradução "livre" seria - "que circuito do cacete" !!!!.
Ora, este cicuito do cacete é o que todos os que verdadeiramente amam automobilismo querem ver reconstuido !

Vamos nos dar as mãos para recuperá-lo.

Estamos as ordens, para o que pudermos ajudar.

Antonio Seabra

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns a todos pela iniciativa.

Infelizmente não posso correr em interlagos em alguma categoria por falta de verba, mas sou amante do automobilismo virtual.

A minha categoria preferida é F1 1979, onde fizeram a pista de 79 também. É simplesmente fantástico correr lá, gosto muito deste traçado antigo e o pessoal de fora também adora corre lá !!

Portanto podem contar comigo pra ajudá-los no que for preciso !

Outra coisa, apóio a idéia de usar http://www.thepetitionsite.com. Assim conseguiremos obter uma quantidade de assinaturas muito grande e bem rápido !

Roberto Mendonça Rodrigues

Mestre Joca disse...

Cumprimento os autores pela inciiativa e já linkei no meu blog http://mestrejoca.blogspot.com
.
Lembrando ainda que quando Interlagos foi inteiramente reformado, de 1968 a 1970, uma das principais preocupações foi a manutenção do traçado original. Embora muito levemente modificado nesta reforma - coisa pouca, como a correção de algumas curvas e relevés, o traçado original foi preservado.
Vamos trabalhar para que a idéia vingue de vez e tenhamos de volta um pouco da velha glória do Templo Sagrado, onde ali se forjou uma geração inteira de campeões.

Anônimo disse...

A iniciativa eh fantastica, meu medo eh ver tudo isso ser feito "nas coxas". Gostaria de ver o circuito feito pra receber tambem o motociclismo que tambem faz parte da tradicao dele. O circuito atual eh extremamente perigoso para a pratica.
Acho que categorias como a Formula Truck deveriam ter tambem um tracado proprio ja que literalmente DESTROEM o circuito a cada etapa.

Snowmeow disse...

Discordando do Anônimo (7/05), provas de Truck ocorrem em outros circuitos de Formula 1 na Europa, e não são assim tão danosos.

Ainda, se a reforma e reconstrução do traçado antigo de Interlagos for supervisionada por pilotos que já correram no traçado antigo, com certeza não haverão erros e nada será feito "nas coxas".

Vou divulgar o blog Pró-Interlagos no meu blog http://blogpossante.blogspot.com. E desejo sucesso na empreitada.

Aliás, o GP Brasil de Formula 1 seria uma boa oportunidade para divulgar essa ideia e conseguir assinaturas para a empreitada.

João Carlos disse...

No mommento em que o Rio está prestes a ficar sem autódromo é interessante ver esta iniciativa de fazer de Interlagos novamente a maior (ufanismos de brasileiro a parte) do mundo. Um traçado que o público vê quase tudo dos seus quase 8Km de pista. Boa sorte e, se puderem, ajudem o Rio a ter autódromo. Saudades do AIR em:
http://cariocadorio.wordpress.com/2009/12/26/autodromo-do-rio/
Uma boa temporada de 2010 pra todos