REFORMA
Desde a grande reforma de Interlagos terminada no final de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina, em que a pista foi literalmente mutilada, a comunidade automobilística não pára de lamentar a decisão.
O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do piloto brasileiro, notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.
Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.
Como diz o grande ex-piloto Bird Clemente, "piloto brasileiro hoje é uma grife".
PORQUE FICOU MENOR
A pista foi drasticamente reduzida, de 7.960 M para 4.309 M . Até aí compreensível, graças ao desempenho fantástico da Fórmula 1 e normas de segurança.
O que ninguém esperava era a redução da pista siguinificar abandono completo da original, ao contrário do que fora feito no Circuito de Nürburgring, na Alemanha em que foi construído um menor, de 4,5 km para a Fórmula 1, porém mantendo intacto o anterior de 22,8 M, 189 curvas.
Interlagos reformado, imaginava quem vivia em torno do automobilismo, significaria ter sido mantido o antigo, com seu miolo e anel externo, mais um novo e curto traçado que atendesse às necessidades da Fórmula 1 moderna.
Quando se soube que o traçado antigo seria abandonado para sempre, houve grande decepção. Entretanto, a luta para que isso não fosse feito foi pequena e muitos pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo até hoje se arrependem disso.
O Desejo do Brasil, que se tornou referência mundial na Fórmula 1, títulos, vitórias, mitos eternos, nos fazem repensar a trajetória.
RETORNO
O retorno de Interlagos à plenitude é um anseio de todos que militam no automobilismo e até daqueles que já não pilotam mais.
Estudos demonstram ser viável reativar o traçado antigo, sem nenhuma interferência com o atual de Fórmula 1, uma vez que praticamente tudo do original continua a existir, estando apenas desativado.
O único ponto do circuito antigo que exigirá mais trabalho será a Curva do Sargento, uma vez que ali foi construída uma quadra poliesportiva na gestão Marta Suplicy (sem uso atualmente). Mas não é nada que não possa ser resolvido.
Restabelecido o circuito original, poderão ali ser realizadas as famosas provas de longa duração, com toda a sua grandiosidade e espetáculo, hoje eclipsados pela pista de apenas 4,5 km de extensão que, inclusive, limita bastante o número de carros na largada.
O "Super Interlagos" representará a reafirmação da excelência e da supremacia de São Paulo como o maior centro de automobilismo do Hemisfério Sul.
Será possível, na mesma área, dispor-se de três circuitos em vez do único atual, com várias opções de traçado a saber:
FÓRMULA 1
ANEL de VELOCIDADE
CIRCUITO ANTIGO
21 comentários:
Interlagos original, insuperável, aquela curva do sol então, coisa de cinema.
Porque não reativar o camping no kartodromo , dava para ver 90% do traçado, aquela reta principal era uma loucura !!!!!!!!!!!!!
Em 1972, na corrida que não foi válida pelo campeobato, Eu estava lá acampado, putzzzz que saudades........
Que essa projeto dê certo, é muito bom. Tenho certeza que é um desejo de todos os amantes do automobilismo e de Interlagos.
Acho que uma lista de apoio pela internet nos moldes da que fizeram ontem contra as novas regras da FIA (campeão por número de vitórias) funcionaria bem.
Creio que outros setores devem ser chamados ao projeto, como por exemplo o de turismo, sendo os eventos automobilisticos dos que mais levam turistas e renda aos hotéias e afins.
Podem contar comigo!!!!!
Lembro de uma vez o saudoso Avallone tentar sem muito sucesso um abaixo assinado.
Se precisar fico na rua solicitando assinaturas
Esse final de semana estarei com o Arturo Fernandes, vou repassar a idéia a ele.
Isso precisa ser divulgado durante as provas (todas as provas!) que acontecem em interlagos... pois os principais interessados são quem participam! em seguida quem assiste! todos nós queremos ver interlagos com mais dois traçados!
estou divulgando o link
O Blog do Lessa apóia incondicionalmente a proposta de revitalização de Interlagos, mas é preciso dar um "upgrade" tecnológico nessa estratégia! Os responsáveis precisam montar um abaixo-assinado eletrônico, via internet, para que todos possam assinar sem ter que ficar imprimindo pedaço de papel, enviando cartinha pelo correio... Isso é de uma obsolescência à toda prova! Assim que tiverem um abaixo-assinado eletrônico montado, é só mandar e eu publicarei com o maior prazer no Blog do Lessa (www.claudiolessa.com). Abraços a todos! Claudio Lessa
Claudio,
Obrigado pelo apoio.
O abaixo-assinado eletrônico requer inserção de dados como endereço,rg, cpf,título de eleitor.
Dados que nos dias de hoje não são muito confiavéis dispor na internet.
Além de que, muitos adquirem listas de mailing e montam tais abaixo-assinados.
Como existem tambéms as petições on-line, sem validade alguma.
Não de trata de obsolescência, mas sim da opção escolhida.
E mais uma vez, obrigado pelo apoio incondicional.
abs.
Eduardo.
Administração pública é coisa muito séria para ser conduzida por políticos da qualidade da sexóloga Martha Suplicy. Destruir a curva do sargento foi ato de preguiça e ignorância absoluta. Estes falsos administradores entraram em Interlagos como macacos em loja de cristais, quebrando tudo sem entender.
"Não é necessário destruir o passado para construir o futuro. Ambos são lados da mesma moeda."
O problema será o de sempre: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Hagar
Eu e a Torcida Sem Noção, estamos apoiando, e parabenizando, essa nobre iniciativa.
Vou procurar divulgar essa idéia aqui em Fortaleza e jundo com a Torcida Sem Noção (com a ajuda dos seus membros) e seu Blog, vamos divulgar esse projeto pelo Brasil.
Caros colegas! Nao moro em Sao Paulo mas sempre adorei ve os videos de qunando do circuito de interlagos antigo. Parabens pela iniciativa! Desde ja tem meu apoio e procurarei divulgar. Mas uma pergunta, porque nao pode tambem ser coletadas assinaturas on-line? E se pode, por gentileza, deixem mais claro no site que eu nao consegui encontrar.
No mais, faco votos para que este trabalho gere os futros esperados.
Um abraco
rodrigo
Caro Lameirão, sempre fui fã do antigo trazado, pois nele vivi os melhores momentos da minha vida, vendo muitos pegas e indo as aulas de pilotagem do Marazzi. Claro que sou totalmente a favor de se retomar o antigo circuito, mas da maneira que o Sr propoem ficaria a coisa pela metade, se é para batalhar pela volta, tem que ser a volta tota, e não cortando as curva 1 e 2 e a do Sargento, acho que seria muito trabalho mas com resultado de 70%. Espero que esta campanha vá a frente, eu no que posso estou divulgando, mas parece que a prefeitura tem outros planos para Interlagos, como o palco para shows, isso deve ser coisa de igreja. Forte abraço.
Mario Marcio Souto Maior.
Enviado para Rádio Bandeirantes e para Téo José
Qual o problema em mantermos nossas referências e tradições?
Neste domingo assisti ao GP da Bélgica em SPA e também ao GP de moto-velocidade em Indianápolis nos Estados Unidos.
A pista do circuito de SPA tem quase 7 km em uma região linda e cheia de florestas, mista com estrada de uso comum. A pista de Indianápolis, por sua vez, mistura o oval com um novo circuito interno misto para competições com características diferentes da formula Indy.
Notam-se como estes países mantém seus templos sagrados intocados, modificando-os e modernizando em alguns pontos, mas sem perder sua originalidade e tradição.
Assim, veio à minha mente: Porque destruíram nosso templo do automobilismo chamado Interlagos, descaracterizando totalmente aquele circuito maravilhoso e seletivo que muitos de minha idade apreciaram?
Era um circuito que, das arquibancadas, se visualizava todo seu traçado, sem perder um único lance. Um circuito que tinha um anel externo que poderia ser utilizado como um oval para competições do tipo Indy.
Lembro-me que na época da reforma falou-se em circuito muito longo. Que deveria se adequar às normas da FIA. E o circuito de SPA Não é longo? Está ai até hoje. Original.
Mas como sempre nos curvamos a exigências internacionais que, me faz acreditar, são feitas somente para nós brasileiros.
O nosso Interlagos, pela sua topografia, seria de melhor acessibilidade a qualquer ponto do que SPA ou outro qualquer, em caso de acidentes.
Deveriam ter mantido o circuito original, fazendo o circuito atual sobreposto a ele, fechando também o anel externo.
Já imaginaram quantos tipos de competições poderíamos ter em nosso templo?
Competições num traçado mais longo no tradicional e sagrado circuito, competições da moderna F1 no circuito atual e também a Indy ou quem sabe uma Stock car pelo anel externo?
Gostaria de ver um movimento para recuperar nosso templo, refazendo o traçado original, mantendo o atual. Sabemos que é possível e teríamos o melhor circuito de competições do mundo. Garanto.
VAMOS RECUPERAR A PISTA ANTIGA DO NOSSO CIRCUITO DE INTERLAGOS. VAMOS MANTER NOSSAS TRADIÇÕES.
Pedro Roberto Ragnolli - 53 a. – Mooca – tel. 99404885
Tbém estou nessa causa
:)
Raphael Serafim
Blog Full Machine
Nossa! Ter os três traçados seria fenomenal. Poderíamos ter inclusive provas do mesmo campeonato uma etapa em um traçado, e outra etapa em outro, como se fossem dois autódromos diferentes.
Outra ideia seria usar o retão próximo ao kartodromo para provas de arrancada.
Realmente um sonho... mas parece meio longe da realidade.
A divulgação parece meio devagar, tanto que o ultimo comentário antes do meu, foi em outubro de 2009. Espero estar enganado, mas a coisa parece meio parada. Se alguém tiver notícias de como anda o processo e no que além da divulgação eu poderia ajudar, podem contar comigo.
Toda a divulgação do automobilismo no Brasil é bem fraca.
Para ter uma ideia, me cadastrei no site da GT3 em 2009 para receber informações, estava querendo ir a Interlagos, fazia tempo que não assistia uma corrida.
Um amigo me convidou para ir assistir a GT3 dia 21/03/2010, e eu que me cadastrei no site pois tinha interesse em assistir, não recebi nenhuma informação, nem um e-mail sequer.
A única categoria que parece ter mais divulgação e melhor organização é a stock car.
Bom dia!!!! PELO AMOR DE DEUS, nao facam com INTERLAGOS o q fizeram com jacarepagua!!!! A gestao cesar (BONAPARTE) maia, junto com sua quadrilha matou metade da pista com o PAN (e seus superfaturamentos!!!)e outra quadrilha (talvez a mesma!) promete acabar com o resto pra olimpiada!!!!! Por Landi, Emerson, Senna e quem mais vcs quiserem,NAO DEIXEM!!!!!!!!!!! Deus os abencoe!!!!!!!
Olá pessoal. Sugiro a criação de um abaixo-assinado na internet, é muito mais fácil as pessoas assinarem. É so ir no www.abaixo-assinado.org e fazer um. Se quiserem é só me dizer que cuido disso.
Grande abraço e vamos fazer essa reativação acontecer! Precisamos do velho Interlagos com suas curvas de todos os tipos possíveis pra treinar novos pilotos.
{}Overtake
Me coloco a disposição de quem estiver à testa desse movimento,para na qualidade de Engenheiro Civil e ex Piloto de Competições,prestar auditoria e transferencia de tecnologia a qualquer hora e em qualquer lugar,para Interlagos voltar às suas origens e ocupar o lugar de honra que é aquele do MELHOR AUTODROMO DO PLANETA.Forte abraço
Dado Andrade
O traçado original de Interlagos como a ideia de reativá-lo são itens que merecem divulgação intensa e principalmente conscientização já que muitas pessoas atualmente sequer conhecem a existencia de um traçado desativado e menos ainda os detalhes,possiveis ainda hoje em simuladores e video games mas infelizmente não na vida real.
Vamos divulgar a ideia para que esse sonho se torne realidade e Interlagos volte a ser a pista magnifica de outrora
Nossa, verdadeiras relíquias de Interlagos. legal mesmo!
fiquei sabendo agora pouco, adorei saber que o autodromo de interlagos era de geito eu adoraria que a pista volta-se a ser como era so tem que fazer algumas modificações pequenas e tambem poderia usar so u contorno parafazer uma pista da indy pq fica meio que um circuito oval, abraços espere que volte a ser como era
Postar um comentário